segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Terceiro Trabalho Avaliado - Turmas 207 e 208


Elabore um parágrafo crítico relacionando o texto "Amazônia: um imenso pasto" e a cartilha florestal (http://assets.wwfbr.panda.org/downloads/cartilha_codigoflorestal_20012011.pdf.). Disponíveis no blog e no Manoelitos. Posicionando-se.  




47 comentários:

  1. Pelo que eu entendi esse texto fala sobe o desmatamento na amazônia, isso está afetando muito o nosso ecossistema. Esses grandes espaços desmatados só servem para o gado sendo que o pasto fica é de baixíssima produtividade. Para isso parar de acontecer, séria necessário arrumar o código florestal e ter mais fiscalização.

    Nome: Christian Cardoso Turma: 208 N°: 04

    ResponderExcluir
  2. o texto tratase de um desmatamento não só de florestas mas também do gado e um dos fatores
    que poderiam ser melhorado é a reformular o codigo florestal e as fiscalizações serem mais rigidas com esse tipo de assunto.

    Nome: Tainah Bento Nº: 31 Turma: 208

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Esse texto faz com que nos refletimos o que estamos no presente mas,mal nos sabemos que com todo esse desmatamento o nosso planeta esta cada vez perdendo as cores mais principais que o planeta terra tem que é o verde e levando com ele as especies mais lindas.Muitas vezes eu vejo em jornais:animais em extinções essa palavra EXTINÇÕES não deveria de existir em nosso vocabulario por que a terra é só um "aluguel" para os homens todos nos sabemos que iremos morrer,eu acho que o homem ta tentando abreviar isso fazendo desmatamento extinções.Então eu acho que a tempo de nos voutar a ver o verde em nosso planeta basta nos termos mais responsabilidade e cuidar do que é nosso(planeta)

    NOME:Nilton TURMA:208 NUMERO:24

    ResponderExcluir
  6. Nesse texto sobre amazonia só mostra mais um dado do que ja vinhamos sendo informados que as pessoas vem desmatando a amazonia brasileira para criação de animais, ou para agricultura,sem considerar que ali onde há arvores também habitam outros tipos de animais, porém eles embora saibam que isto não é uma atitude sensata de se fazer, sendo ilegal perante a justiça isso acaba sendo algo que ainda não tem solução e ainda existem casos de pessoas flagradas com equipamentos especificos para essa "matança florestal'. Isto é algo que enquanto não houver medidas drasticas para seu fim, esse problema nao sera solucionado,apreender equipamentos não é uma causa justa, seria necessario talvez uma medida mais prejudicial. Caroline graciano turma 207 nº07

    ResponderExcluir
  7. Este texto relata sobre um triste fato que continua acontecendo na nossa amazonia brasileira é sobre o desmatamento ilegal para o uso indevido de agricultura ou criação de animais.Cada vez mais vem aumentando o nivel deste acontecimento lamentável .Deviam ser tomadas medidas mais severas como monitoramento da amazonia, fazer leis prejudiciais aos causadores desse mal para a sociedade e aprienção dos equipamentos utilizados nessa pratica. Senão houver mudanças não terá resultado nessa ridicula prática.
    Renan Corrêa Turma: 207
    Numero :31

    ResponderExcluir
  8. o texto fala sobre o desmatamento ilegal da amazonia,das plouições dos rios e lagoas
    e é um assunto muito tratado mas pouco levado a serio,isso é muito prejudicial
    para todos,arvores e abre pasto de baissima produtividade.È preciso tomar uma
    decisão emediantamente,se não vai ser impossivel remediar essa situação.
    bruno turma 207

    ResponderExcluir
  9. A Amazonia esta sendo desmatada , a principal arma de devastação da Amazônia, a motosserra, derruba árvores e abre pastos de baixíssima produtividade, a ponto de uma área do tamanho de um campo de futebol ser ocupada por apenas um boi. Esse desmatamento tem que acabar, se não vai prejudicar a Amazonia.
    Juliana (17) 207

    ResponderExcluir
  10. É importante relatar que a cada minuto mais e mais árvores são derrubadas na Amazônia e que as pessoas parecem se esquecer disso apesar de ser uma coisa obvia.E quando se deparam com algum texto,reportagem,etc ficam surpresas como se isso fosse alguma novidade.Enquanto o capitalismo for o comandante de tudo nada disso vai mudar,nós vamos continuar comprando,consumindo e para que isso seja feito algum bem natural terá que ser sacrificado.Os governos dizem se importar mas na verdade também estão nas mãos de empresas de grande poder aquisitivo.Mas para que essa realidade seja mudada as pessoas precisam parar com essa hipocresia de achar que não fazem parte desse mundo que desmata e destroe.Todos nós somos responsáveis por algum tipo de dano a natureza então não fiquem tão surpresos com essas grandes areas devastadas.



    Nome: Andriele Nº: 02 T: 208

    ResponderExcluir
  11. O desmatamento sempre foi motivo de polemica , pois mesmo sendo ilegal , é praticado por muitas pessoas.O texto nos mostra uma outra realidade , que muitas pessoas não sabiam , como eu nao sabia .
    A pratica do desmatamento sempre aconteceu , caso contrario não averiam cidades .Mas agora se tornou algo muito sério pois as florestas estão desaparecendo e os problemas almentando .Sempre foram diversos os motivos usados pelo homem para esta pratica e uma delas como diz o texto para criações de animais , oque é algo muito ruin , tem até algumas reportagens q falam sobre isso e fazem uma relação tambem com o efeito estufa. Entao acreditam que o desmatamento , os animais eo esfeito estufa , tem uma relação muito forte .
    E para não averem estes problemas são tomadas varias atitudes , mas que não surgem um bom efeito , não resolvem este problema.Então deveriam ser piores as leis para punir as pessoas que praticam o desmatamento , porque toda reação tem uma consequência e se o preço a pagar pelo crime for alto , pensaram 2 vezes antes de cometê-lo...


    Cristian Ramos nº:11 turma:207

    ResponderExcluir
  12. Esse texto mostrou um motivos q ja tinhamos tomado conhecimento que as pessoas vinham desmatando a amazonia para auxiliar na criaçao de animais e para a agricultura sem levar em consideraçao q tbm possuem vidas ali a onde estao fazendo o desmatamento mas mesmo esses individuos fazendo isso sabendo q isso é ilegal perante a lei e mesmo a lei sendo o importante de tudo essas mesmas pessoas nao levam a importancia disso e mesmo assim continuam fazendo e com isso fazendo algumas essoas querendo fazer justiça com as roprias mãos

    Adriano Andrade
    Numero:02
    Turma:207

    ResponderExcluir
  13. Esse texto fala de algo importante, a amazônia, eu acho que vao mesmo transformala em um grande pasto.
    O código florestal não a protege como devia, por que deve ter o dedo de gente grande nesse negócio de desmatamento

    ResponderExcluir
  14. Este texto trata de um assunto muito desvalorizado pelos governos. Eles fazem com que o assunto seja tratado com insignificância, fazendo com que a população nem perca tempo em se informar com o que acontece no seu próprio país. Mas todos deveriam pelomenos se informar com que acontece ao seu redor, e deixar de se preucupar só com que acontece dentro de suas casas.
    O código florestal devia ser modificado, pois não dá a devida importância para assuntos que nescessitam.

    Nome: Andressa Osório de Oliveira
    Turma: 208 N°: 01

    ResponderExcluir
  15. A amazônia que antes era uma florestas que abrigava muitas espécies de animais aves e índios, foi transformada em uma área destinada a agropecuária produção de grãos e até centros urbanos. Acredito que a maioria das pessoas, nao se conscientizam em cuidar da maior floresta tropical do mundo, elas só pensam em dinheiro, em crescer profissionalmente em suas empresas, e acabam matando a maior riqueza do Brasil. Eu fico pensando,e os animais pra onde vão? Onde eles vão morar se a casa de muitos deles são as árvores ?
    Esse é realmente um dilema que vem nos preocupando cada vez mais a cada ano que passa, sem contar que sem as árvores da amazônia o aquecimento global vai ser ainda maior, quero ver o que será do mundo.
    Suelen Lopes n° 30 T: 208

    ResponderExcluir
  16. Os textos nos dão a certeza de que o Governo não está tão preocupado com o Código Florestal, que a cada sessão de votação, é mais adiado. Brigas entre os ''poderosos'' e os ambientalistas, que conhecem os verdadeiros problemas da ausência do código florestal. Enquanto isso, o desmatamento na Amazônia, aumenta a cada dia que passa. Parte da população continua vivendo em lugares impróprios para moradia, lugares sujeitos a inundações, onde nelas estão presentes as doenças. Espécies de animais silvestres também acumulam grande prejuízo com a despreocupação com que o Brasil trata a Amazônia, nossa maior riqueza ambiental.


    Nome: Diego Fonseca Alves
    N°: 07
    Turma: 208

    ResponderExcluir
  17. Esse é um fato muito importante não só para nós que vivemos no Brasil, mas também para todas as pessoas do mundo até porque o aquecimento global também afeta as pessoas do mundo inteiro. Desmatar é algo que as pessoas deveriam tomar consciência de que há outros seres vivos que necessitam daquilo para sobreviver não só como eles, mas creio que multas não irão dar muitos resultados, porque sempre tem alguém que não é pego e continua desmatando... É um tipo de caso a ser muito bem discutido, assim como eles, também precisamos disso para sobreviver, se não houver cooperação entre todos irá piorar cada vez mais.

    Nome: Marllon Moraes
    N°: 26
    Turma: 207

    ResponderExcluir
  18. Desmatar é algo que as pessoas deveriam tomar consciência de que há outros seres vivos que necessitam daquilo para sobreviver não só como eles, mas creio que multas não irão dar muitos resultados, porque sempre tem alguém que não é pego e continua desmatando..
    Nome: Pâmela lopes
    nº: 29
    Turma:207

    ResponderExcluir
  19. O texto trata da situaçao que muitos de nós ja conhecemos,o desmatamento da amazonia.
    Uma realidade triste e que se nao for de uma vez por todas tomado alguma providencia séria irá continuar ocorrendo.
    A amazonia hoje em dia foi modificada pela interferencia do ser humano,e virou um local destinado a agricultura,criação de animais e até mesmo contruçoes de moradias.Se continuarem a desmatar a floresta a situação do mundo só tende a piorar.
    Nome:Juliane correa
    Turma :207
    nº:18

    ResponderExcluir
  20. O texto retrata a pouca valorização que o governo da para nosso bem precioso que é amazonia,mas não só o governo como os habitantes com suas criações pecuarias fazendo que a nossa herança brasileira acabe sendo prejudicada.Como não existe interece de ambas as partes como dos habitantes e do governo o codigo florestal acaba sendo cada vez mais ausente.

    Nome: Cleisson Ortiz N:º 05 T: 208

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. o texto retrata o caso critico que esta acontecendo na nossa amazônia o desmatamento esta muito avançado para a criação de animais e o cultivo
    o governo não esta nem um pouco preocupado com nossa amazônia e com o código florestal.
    nome:'Milena turma: 208 N:23

    ResponderExcluir
  23. O Código Florestal tem a ver com a qualidade de vida de todos os brasileiros que determina a obrigação de se preservar áreas sensíveis e de se manter uma parcela da vegetação nativa no interior das propriedades rurais e reserva legal engessando o crescimento da agropecuária brasileira, que precisa de novas áreas para expandir sua produção, prejudicando sobre tudo a agricultura familiar,já a redução da reserva legal na Amazônia em áreas com vegetação o projeto diz que poderá se dar nessas areas para fins de regularização ambiental.Ao contrario do se imagina a agricultura em especial a destinada á produção de grãos como a soja sendo a maior desvantagem da Amazônia ,a motosserra,derruba árvores e abre pastos de baixíssimas produtividade,para reservá-la o melhor que códigos florestais a fiscalizações seria a reforma agrária adaptada ao seu grandioso ecossistema.
    nome : thais n:34 turma:207

    ResponderExcluir
  24. Os textos falam sobre o desmatamento , uma realidade muito grave , pois a amazônia é a nossa maior riqueza que está sendo muito prejudicada e destruída ,o governo não está nem um pouco preocupado com Código Florestal, e enquanto eles discutem e adiam tomar uma decisão certa e de melhoria,o desmatamento cresce.
    E isso está afetando muito nosso meio de natureza, e esses espaço desmatado só serve para o gado pois o solo ou seja o pasto ,tem baixa produtividade.
    O governo deve levar o código florestal mais a sério, para que possa ser mudada essa realidade. Espero que eles não deixem para se dar de conta quando estiver grave de mais e sem solução.


    Nome : Rithiele souza
    N: 28
    Turma: 208

    ResponderExcluir
  25. O texto fala sobre o desmatamento na Amazônia que cada vez mais tem crescido e que além de ser algo que só prejudica e aumenta cada vez mais o aquecimento global e essas aréas desmatadas só servem para criação de animais como bois, vacas e etc e que mesmo assim teem uma pessíma produtividade.
    Nome: Karla Lemos Nº: 14 Turma: 208

    ResponderExcluir
  26. Esse texto faz com que as pessoas pensem um pouco mais sobre a realidade de hoje em dia , mal nos sabemos que com todo esse desmatamento o nosso planeta esta cada vez perdendo o nosso verde e levando as paissagens mais bonitas. o desmatamento é um assunto muito tratado mas pouco levado a serio,isso é muito prejudicial para todos. É preciso tomar uma decisão emediantamente,se não vai ser impossivel remediar essa situação, talvez se não houver mudanças, não teremos resultados.
    Nome: Isadora Teixeira Nº: 12 Turma: 208

    ResponderExcluir
  27. O texto fala sobre o desmatamento onde as pessoas nem estão preocupadas com isso, apenas preocupadas com seus rebanhos onde não tem condições para cuidar disso muito menos de preservar a floresta. O desmatamento aumenta o aquecimento global e ajuda no desequilíbrio ambiental, isso é muito ruim para o nosso planeta, então acho que teria que ter mais fiscalização na floresta. Se houvesse desmatamento teria que ter alguma punição ou multa para a pessoa. Desmatamento é crime ambiental!

    Nome: Lucas Couto N°: 19 Turma: 208

    ResponderExcluir
  28. esse texto fala da verdadeira realidade da amazônia o desmatamento que a cada dia mais vem crescendo,um fato que podia ser mudado se o governo desse o devido valor a nossa natureza
    mudanças que poderiam ser feitas com um novo código florestal e novas leis contra desmatamento,mas se o homem continuar destruindo
    a mata poluindo os rios vão acabar com a beleza que a natureza nos oferece.
    Nome:karoline bittencourt
    Nº:15
    Turma:208

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Geovana santos disse...
    Este texto é evidente que trata-se de desmatamento florestal também é chamado de desflorestamento,isso vem acontesendo nos 4 cantos do Brasil, e isso vem prejudicando a todos nós isso vem a ser uma grande realidade que ninguem quer enchergar que só vem a nos prejudicar enquanto estão discutindo para quando vão resolver isso só vem crescendo mais e mais e vezes a perda de arvores , e prejudicando cada vez mais o nosso planeta a nossa NATUREZA.

    Turma:208 Numero 10

    ResponderExcluir
  31. O texto fala a realidade que estamos desmatando a Amazônia sem se preocuparmos com os resultados, estão desmatando a Amazônia para cuidar do gado, mas o pasto que fica é de má qualidade, e isso esta cada vez mais nos prejudicando porque com o desmatamento poluímos rios e lagos aumentando cada vez mais os gases de efeito estufa, temos que reduzir o desmatamento.

    ResponderExcluir
  32. O texto fala sobre um dos grandes problemas do Brasil , o desmatamento exagerado que existe na Amazônia , a fiscalização que existe por la é muito precária , por ser um lugar muito grande e de difícil acesso , assim aqueles que desmatam nem se preocupam com nada , o que teria de ser feito é aumentar a fiscalização e conscientizar as pessoa que a Amazônia é um bem extremamente valioso e que devemos protege-la de tudo e todos
    a Amazônia se continuar desse jeito ira ter seu fim .

    NOME: Felipe Peres
    N°: 09
    TURMA: 208

    ResponderExcluir
  33. O texto em sí, fala sobre a necessidade de termos uma reforma agrária adaptada ao nosso ecossistema, que diminuiria com o desmatamento não só da amazônia mas tambem de todo o território que está sendo desmatado, diminuindo o efeito estufa, e contribuindo para o não aquecimento global ..

    Nome: Ravelly moran
    nº:27
    turma: 208

    ResponderExcluir
  34. o texto fala sobre a desmataçao da amazonia e ilustra a falta de uma reforma agraria adaptas ao nosso ecossitema,q diminuiiria com o desmatamento da amazonia e de outras regioes q estao sendo desmatadas,ajudaria a nao ocorrer o aquecimento global diminuindo com o efeito estufa.
    NOME:Matheus Simoes
    Nº:27
    TURMA:207

    ResponderExcluir
  35. Um dos grandes motivos do desmatamento é o dinheiro, a maior preocupação é o faturamento, seja ele na agricultura, pecuária ou outros; e enquanto tiver como lucrar com isso, as árvores continuarão sendo arrancadas para fins lucrativos, o que não se está sendo pensado é na qualidade de vida futura, já que o dinheiro da destruição não será capaz de comprar ar puro, água potável,e nem mesmo comida, também não reduzirá os "maus" do efeito estufa, por isso a importância do projeto, só assim reduziria o desmatamento, isto é REDUZIRIA, porque é muito provavel que isso continue de forma clandestina.

    Nome: Adrielle de Souza G. nº 03 Turma : 207

    ResponderExcluir
  36. O texto fala de um assunto,não muito recente pois o desmatamento vem acontecendo já faz tempo,mais de uns tempos pra cá vem se agravando e isso só nos prejudica, mais o governo e as pessoas não veem por esse lado eles só se importam com os fins lucrativos e enquanto tiver rendendo dinheiro pra eles, eles não vão se importar em "preservar a natureza".

    Karina loch Dos Santos Numero:19 Turma:207

    ResponderExcluir
  37. o texto tratase de um desmatamento não só de florestas mas também do animais, as árvores continuarão sendo arrancadas para fins lucrativos, o que não se está sendo pensado é na qualidade de vida eles não vão se importar em "preservar a natureza".
    Nome:claudia mello
    Nº:10
    Turma:207

    ResponderExcluir
  38. O fala sobre a principal arma de desvatação que de fato é o desmatamento , que de fato é algo muito grave pra sociedade , pro impedir por muitas vezes até a criação de gado por as pessoas não terem condições de assegurar a produtividade de seus rebanhos.
    Por isso que tem que reformular o projeto do código e aplicar pesadas multas e punições aos responsáveis por isso.

    Nome: Vanessa Rossales
    Número : 33 Turma : 208

    ResponderExcluir
  39. o texto fala sobre o desmatamento que acontece na amazonia , sobre a extinção de espécies que desaparecerão com o desmatamento .E as pessoas , ou seja , os donos de grande empresas que nao pessam na hora de destruir as florestas, e nao pessam no prejuiso que vão ter depois , as consequencias que nós seres humanos vamos sofrer amanha depois .

    nome: sandy machado turma:208 Nº:29

    ResponderExcluir
  40. O texto fala sobre um assunto que nao é surpresa para nenhum de nos,pois ja vem acontecendo a muito tempo O DESMATAMENTO, so que com o tempo esse problema so esta se agravando cada vez mais, o governo nao esta se importando com o bem estar das pessoase muito menos com a preservação da natureza,mas sim com o bem estar da conta bancaria deles,com o que eles iram lucrar.

    NOME:NATHALY AMARO

    TURMA:207

    N°28

    ResponderExcluir
  41. O texto fala sobre o desmatamento e o que virá com ele também,muitos acham que como a AMAZÔNIA é muito extensa tudo que tiramos cresce logo depois.Eles não pensam em nós no futuro somente pensam em tirar vantagem encima de algo que,como muitos dizem, é o manto de sobrevivencia humana,não podemos mentir há muitas pessoas que REALMENTE se importam outras somente debatem a importancia de deixá-la sobreviver´, para sua imagem junto aos outros.
    Nome:Ariane turma:208 nº:03

    ResponderExcluir
  42. O texto fala sobre um assunto que é muito sério , muito importante o desmatamento,que com o tempo esse problema só esta piorando, e as pessoas não estão pensando nas consequências que isso pode ter.
    é preciso tomar uma providência imediata a respeito desse assunto urgente , por que a falta de fiscalização tá fazendo com que as gerações futuras venham a sofrer com muitos danos com o aquecimento global.

    NOME: Stephany Alves
    TURMA : 207
    Nº: 33

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Um dos maiores problemas em que o Brasil se encontra, cada vez mais agravado... E é assim mesmo que o Capitalismo e toda sua inerência nos mostram como consequências. Porque onde há Capitalismo, há interesse aquisitivo e lucratório de ambas as partes pelas entidades superiores. É um problema... um grande problema que é ignorado pelo universo, com exceção daqueles que assistem e sentem no seu cotidiano o que lhes prejudica.

    Nome: Alexandre
    Turma: 208

    ResponderExcluir
  45. O desmatamento é um dos problemas que o Brasil tem , e como todo os outros .. não vai ser solucionado porquê não há fiscalização e nem uma punição para quem pratica o ato de desmatar ! Quem desmata não vê as consequências futuras , e sabe que se desmatar não vai acontecer nada demais , pois ninguém vê .. justamente pelo fato de não haver fiscalização . então porque NÃO DESMATAR né ? Não há consequências , que o desmatador saiba ! FALTA FISSCALIZAÇÃO E INFORMAÇÃO - ao invés de inventar propagandas de televisão idiota , que façam então uma propaganda á respeito de desmatamento - vai ser bem mais produtiva , com toda certeza !

    ResponderExcluir