terça-feira, 27 de junho de 2023

Anamorfose: uma técnica interessante para se ver o mundo (Atividade à distância 8° Ano EMEF ANA NERI)

 


Na Geografia, anamorfose é uma técnica utilizada para representar um fenômeno em que a superfície dos territórios será proporcional a ele — como a quantidade de habitantes de um país —, e não à sua área real. O continente africano, por exemplo, possuirá maior população que o americano, embora tenha menor área territorial. Uma anamorfose, nesse caso, representaria o continente africano maior que o americano.

Ainda que nas anamorfoses a localização relativa dos territórios seja respeitada, esse tipo de representação não pode ser considerado mapa, pois, ao distorcer a superfície de territórios, essa técnica não permite o uso da escala.

O objetivo de uma anamorfose é transmitir a informação de maneira clara, de modo que sua visualização permita a compreensão do fenômeno representado.

A leitura da anamorfose, porém, deve ser feita com atenção. Leia as instruções a seguir e, com base na anamorfose, responda às questões.

Como fazer:

Ø  Observe o título e o tema representado.

Ø  Fique atento à deformação dos territórios. Alguns países necessariamente estarão representados de forma mais estreita, enquanto outros terão dimensões maiores; a dimensão revela a intensidade do fenômeno tratado.

Ø  Repare na localização dos territórios. Isso vai ajudá-lo a interpretar a anamorfose e distingui-los. Se necessário, recorra a um mapa político. (Mapa Múndi Político


 

1. Que continente apresentará a maior parcela da população mundial na projeção para 2050? Como você chegou a essa conclusão?

2. Entre os países da América do Sul, qual apresentará maior participação na população mundial segundo essa projeção? Explique como você descobriu essa informação.

3. Por que a anamorfose se assemelha a um mapa, mas não pode ser considerada como tal?

 



OBS: Realizar a atividade no caderno. A mesma deverá ser apresentada no dia 04/07/23 durante a aula de geografia!
GeoAbraços,
Profª Milene dos Santos
 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário